segunda-feira, 24 de março de 2008

O PERFIL DO TIRANO ( uma lição da história)



A história sempre deixou às claras o modus operandi de todos os tiranos. Todos eles sempre deixaram suas marcas indeléveis na história, como patas gravadas na lama mais suja da natureza humana. E não é por acaso que um dos predadores mais cruéis da vida pré histórica se chamava justamente Tiranossauro Rex, cujo significado é Lagarto Tirano Rei por ser o mais terrível, nefasto e poderoso animal existente na terra durante o período jurássico. Esse carnívoro imenso não perdoava nem seus iguais e é a prova contundente de que a tirania sempre foi e será uma companhia constante nas páginas do livro da vida na terra.

Tirania é uma palavra de origem grega ( turannia) cujo significado antigo é o da liderança ilegítima. Assim, todo ambicioso que usurpa o poder embasado na força de exércitos poderosos, é considerado tirano, pois exerce esse mesmo poder utilizando recursos completamente avessos aos padrões de governabilidade existentes em suas regiões. A monarquia, por exemplo, tinha o rei como liderança máxima, título herdado pela descendência normal dos primogênitos das famílias reais. Quando esse trono era tomado esse novo líder passava a ser chamado de tirano, porque necessitava de conter a revolta do povo com atrocidades de toda ordem.


Com a queda de quase todas as monarquias do mundo, a tirania não pode mais ser exercida na sua plenitude e hoje, ao tirar seus paramentos de monarcas e sem trono ou coroa, pode estar entre nós na forma de homens simples, com roupas humildes de trabalhador, porem sem abrir mão da própria ambição e do poder. Suas palavras são leis. Seus desejos são ordens. Nada pode contrariar suas ordenações e qualquer manifestação de oposição pode se transformar em castigos dolorosos. Esses falsos lideres têm estratégias maquiavélicas e geralmente se cercam de bajuladores de todas as espécies, que a língua popular costuma chamar de puxa-sacos.
Hoje a tirania muda de roupa, muda de métodos, muda seu modus operandi, mas continua tirania. A tirania de ultima geração, cujas ações também já são conhecidas pelos passos dados dentro da história moderna. Assim, um tirano moderno tem suas ações perfeitamente detectadas. A principal delas é a ameaça à liberdade e aos direitos individuais e coletivos. Hoje o tirano não tem mais o direito de matar ou prender seus opositores e por isso se utilizam de métodos mais sutis como os de processar judicialmente seus contrários por calúnia e difamação. O Tirano moderno silencia seus opositores comprando seus respectivos silêncios, transformando-os em títeres e pelegos dos seus mandos e desmandos.


A tirania moderna pode ser detectada por vultosas quantias do erário público gastas em campanhas publicitárias buscando transformar seus governos inflexíveis, em imagens de trabalho para esconder suas intenções maniqueístas. Os tiranos de ultima geração também costumam comprar o silêncio da mídia, pagando elevadas quantias para proibir qualquer manifestação contraria à sua vontade.


Por mais incrível que pareça todas as informações sobre tirania moderna que constam deste artigo, foram retiradas da Wikipédia. Basta o leitor clicar em Tirania no Google e tudo o que for dito aqui vai aparecer por lá.


Por isso não assumo a responsabilidade. Apenas quis esclarecer um pouco mais a opinião de todos sobre o que é ser tirano. Qualquer semelhança com personagens vivos é mera coincidência.
Cicero Cavalcanti.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia! Tenho sido uma leitora assídua...beijos Até. Debora