sábado, 30 de agosto de 2008

A ESCOLHA




A ESCOLHA

Ao escolher, escolha sempre aquele que diz apenas a verdade. Nada mais que a verdade. Somente a verdade. Mesmo que ele seja capaz de denunciar, em nome dos manuais de justiça. Escolha-o por não carregar nas costas o perigo de qualquer conseqüência surpresa, daquelas que enchem de densidade o ser humano e atestam gloriosamente a importancia de se estar vivo.

Escolha-o por não cometer erros e passar pela existência como uma pedra, um bloco monolítico, cego, surdo, mudo, insensivel e sem sentido.
Ao escolher, escolha sempre o ambicioso. Escolha-o por poder encher a sua vida de quinquilharias, de luxos e poderes, na impossibilidade de preencher o imenso vazio do vão da alma com o recheio das emoções e dos sentimentos.

Escolha-o para ter orgulho da possivel fama que persegue o poder da moeda e é noticiada por todas as colunas antisociais da provocação e da inveja.

Ao escolher escolha o plenamente justo. O absolutamente dentro da lei. Escolha-o por não ser capaz de roubar um pão em qualquer momento de miséria, mesmo o da fome de um filho. Escolha-o pela total ausencia da preocupação humana. A ele nada dirigirá qualquer atenção. Porque as leias não foram feitas pra ele. E sim para a ralé dos mortais atarantados pela presevação da própria vida.

Escolha o frio. Escolha o calculista. Escolha o pragmático. Escolha-os pelo exercício da razão constante, isento das idiotices vindas do peito.

Escolha-os porque são previsíveis, cotidiamente previsíveis. E vão adorar ser poupados das agonias e chateações dos próprios hormônios.

Escolha o lindo. O de fazer inveja. O ícone da beleza admirada por todos. O que ama voce apenas por ser admirado. Escolha-o e torne-se pacientemente seu espelho.

Mas, quando lhe perguntarem sobre a solidão, diga que é um mal necessário. Diga que o aperto no peito e a sensação de vazio são coisas do amor, porque o amor é assim.
Diga que suas lágrimas são de felicidade e, depois dessa exaltação à falsidade e à ignomínia, tente dormir em paz.

Nenhum comentário: