sábado, 3 de janeiro de 2009

AÇÃO DE GRAÇAS


O dia de Ação de Graças é o dia em que vários países do mundo comemoram as benesses que receberam durante o ano inteiro. Colheitas fartas, favores divinos e outros privilégios, fazem parte desse dia importante para o calendário religioso anual cujo objetivo é exatamente agradecer tudo o que foi recebido. Eu também resolvi mostrar que no Brasil a gente também precisa fazer essas graças, claro que de uma forma diferente, deixando bem claro a condição de terceiro mundo em que vivemos. Vamos então às nossas Graças.

Graças à irresponsabilidade, ou falta de cultura, ou idiotice, ou imbecilidade dos motoristas do Brasil, que não conseguem engolir que álcool e direção é uma mistura fatal, nosso País condena à morte milhares de pessoas anualmente, sem contar as paraplegias e total inutilidade pro resto da vida.

Graças à má gestão do dinheiro público a educação desta nação inteira não consegue ultrapassar os níveis de qualidade do submundo mais ignorante do planeta.

Graças a essa falta total de preparação, uma juventude inteira está a um passo da criminalidade olhando para um futuro sem qualquer luz no final do túnel do tempo.

Graças às concorrências direcionadas os valores que serviriam para melhorar a vida de todos mergulham no ralo das ambições imediatistas criando grossas camadas de podridão no esgoto de todo o contexto social.

Graças ao envolvimento dos podres poderes do País com a bandidagem e o mundo do crime é que a violência no Brasil avança cérele, sempre rindo do vagar com que é perseguido por nossa justiça e por nosso aparato de segurança.

Graças à falta de preparo e equipamentos, a nossa polícia, - as vezes por pânico ou por se sentir inferiorizada perante ao sofisticado aparato bélico do crime organizado,- comete as mesmas atrocidades dele, dificultando a identificação das ações de um e de outro.

Graças à cegueira que finge não ver a miséria absoluta de quase 30% de toda a população do Estado e do País, é que nossas prisões estão abarrotadas de ladrões de galinha, que ocupam lugares dos tubarões da vida pública, estes sim responsáveis por assaltos cinematográficos ao dinheiro de todos.

Graças ao abandono e o descaso da paternidade irresponsável que crianças estão gerando crianças em gestações inoportunas e imaturas.

Graças à pirataria desenfreada que não respeita a criatividade alheia é que o crime organizado se torna cada vez mais forte e indestrutível.

Graças à desordem moral vigente é que tarados de todas as estirpes defloram crianças a partir de 4 anos de idade, inclusos aqui canalhas até da segurança pública, procuradores do Estado e outros falsos deuses, certos da impunidade.

Graças à insensibilidade a que todos estamos expostos é que um pai joga uma criança da janela. Fato que aliás tem virado moda, de acordo com o sensacionalismo da nossa mídia.

Graças à absoluta falta de bom senso e cuidado é que pilotos norte-americanos derrubam um jato do Brasil, com centenas de passageiros e não pagam pelos seus crimes.

Graças aos ouvidos moucos, à dissimulação e um certo medo de reações internacionais é que estamos entregando diuturnamente nossa Amazônia.

Graças aos modismos internacionais que nossa macaquice insiste em imitar a globalização que só interessa aos países imperadores do mundo.

Graças aos impostos extorsivos que todos pagamos sem receber qualquer contrapartida, é que somos um povo desonrado, de nome sujo e sem crédito.

Graças aos juros que assustam a comunidade internacional é que somos impedidos de consumir e somos obrigados a exportar o que é nosso.

Graças à insensibilidade da nossa indústria automobilística é que ainda circulamos com carros sem equipamentos de segurança, velhos conhecidos de países mais avançados.
Estas são algumas das ações de graças que os Brasileiros podem comemorar em todos os 365 dias do ano que ora começa. Citei poucas porque qualquer espaço é pequeno para nominá-las uma por uma.

Da minha parte, não vejo graça nenhuma.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meio sem graça, mas como escreveu acima: O QUE CAUSA ADMIRAÇÃO NÃO É O QUE OS BRASILEIROS ACHAM QUE ESTÁ RUIM, E SIM O QUE ELES ACHAM QUE ESTÁ BOM.

Beijos Debora

Anônimo disse...

Se vc não achou graça, nem eu. Mas o texto é maravilhoso. Digno de Cicero Cavalcanti.

Anônimo disse...

Desculpe não expressar da maneira correta, não disse que o texto é em graça, sem graça é a verdade que está escrito. Beijos Debora.