O MAR DE LAMA
Eu, aqui comigo mesmo, tenho sérias dúvidas de que os Brasileiros saibam da sujeira em que estão metidos. E até porque os próprios corruptólogos de plantão, se esforçam muito e, no máximo, chegam perto de vinte por cento de todo o nosso velho conhecido mar de lama. E a explicação é simples: para cada corrupção praticada existe um aparato de experts jurídicos, advogados e outras verdadeiras inteligências, detectando brechas na lei por onde devem passar a mão da punga leviana.
Que tal começar imaginando mais de um milhão de “quentinhas”, marmitas de comida, entregues para meio milhão de presidiários diariamente – almoço e jantar – com preços superfaturados? Pensou? Pois é. Toda essa despesa deve girar em torno de trezentos milhões de reais por mês ou três bilhões e seiscentos mil reais por ano, sendo que uma boa parte dessa grana vai servir de alimento a contas bancárias gordas e obesas, espalhadas por esse Brasilzão afora.
E não é só isso. A folha corrida da safadeza é muito extensa. Horas extras pagas em férias, limpeza urbana em todos os municípios com contratos questionáveis, merenda escolar terceirizada ou comprada de forma irregular, indústria de multas do Detran sem qualquer satisfação de destino do dinheiro arrecadado, cabide de empregos para cabos eleitorais em todos os poderes, obras públicas com “comissões” irregulares e direcionadas, nepotismo cruzado ou escondido de forma a enganar os olhares mais atentos, infiltração do crime organizado na segurança pública, cooptação de policiais para o universo do narcotráfico, pagamento de propinas para o legislativo para aprovação sem discussão de propostas do executivo, campanhas publicitárias marketeiras e milionárias para indução de opinião pública, partidos políticos disputando o comando de centenas de bilhões de reais dos fundos de pensões mais poderosos do País e daí em diante.
Não dá pra nominar uma a uma. Não bastassem as já diariamente divulgadas, ainda existem as que são criadas diariamente, bastando pra isso um espaço que caiba um dedo cheio de manhas e lá vai dinheiro público pro ralo.
A publicidade oficial, por exemplo, que deveria manter os eleitores informados sobre as ações importantes de todos os poderes, de uma hora pra outra passa a ter outros significados. Verbas que devem ser direcionadas com competência para veículos com audiência comprovada , passaram a ser fortes aliadas de manobras políticas, enchendo as burras da mídia opaca e sem visibilidade. E mais: hoje, a impressão que se tem é o da compra do silêncio, em uma ordenação estranha que caminha ao revés da boa comunicação. E até porque se não existe nada de bom para ser divulgado, o melhor é não deixar que se publique a parte ruim.
E convenhamos senhoras e senhores é realmente muito difícil achar uma pequena mina de água limpa nesse oceano de lama. E o pior é que os homens honestos que se encontram no meio dessa pocilga, passam a ser lama também e muita vez considerados como estranhos no ninho. O ódio sobre eles vem com cheiro de enxofre de todos os infernos em ações demoníacas que pretendem emudecer suas línguas e aleijar suas mãos que rejeitam todas as falcatruas.
E assim lá vamos nós como os três macacos conhecidos. Cegos por não vermos nada. Surdos por não ouvirmos nada a não ser informações da mídia Brasileira, na maioria das vezes cooptada por interesses econômicos. E mudos, por não termos nada a dizer e nem a quem dizer.
Um povo cego, surdo e mudo como se os poderes se internassem em uma bolha totalmente isolada, totalmente vedada à xeretice externa e ainda à prova de som.
Um triste quadro de uma democracia respaldada por um constituição cidadã, como disse Ulysses Guimarães e considerada das mais modernas de todo o mundo, não fosse o mar de lama que a deixa boiando sem rumo e sem destino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário